terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

No Monte da Caparica, entre mães e filhos...


A professora Ludovina desafiou alunos de 5º ano e seus pais a irem à biblioteca. E, para esta 1ª sessão, convidou o Ler a meias para falar de livros, ler... e dar aos pais dicas sobre leitura…
Conversámos, pois, sobre possíveis formas de apoiar os filhos em Língua Portuguesa, exemplificando com um relato gráfico de férias e um caderninho para cópia de poemas…
Intercalámos leituras e narração de histórias, lendas, páginas de diário, textos informativos. Não faltaram sugestões de recurso à Net para pesquisas.
Utilizámos tradicionais jogos de palavras e de construção de histórias. Estes últimos exerceram um especial fascínio sobre os miúdos e graúdos presentes. 
Criar histórias, que prazer!
No final da sessão, todos requisitaram livros da biblioteca e escolheram livremente títulos (para oferta) que aguardavam pacientemente mãos interessadas, no escaparate do Leva e traz
Um chazinho e bolachinhas, à despedida, não poderiam vir mais a calhar para aquecer a noite gelada que fazia lá fora. E para alegrar ainda mais os sorrisos.
A anfitriã, a professora bibliotecária, estava satisfeita. Nós também.
(Consta que vamos voltar...)

Bibliografia:
José Fanha, Era uma vez eu, Booksmile
Olinda Beja, Um grão de café, Edições Esgotadas
Philippe Ug, Big Bang POP, Les grandes personnes
Wil Tirion e Milton Heifetz, Um passeio pelos céus, Gradiva

Jogos:
Diamino
Storycubes




Sem comentários: