quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Com escritores da Lusofonia, em Vila Nova de Caparica...

Regressámos à Caparica. Desta vez, a Vila Nova.
A 1ª sessão, com o 4ºA, foi feita de mão dada com Mia Couto (moçambicano), José Eduardo Agualusa (angolano), Jorge Amado (brasileiro) e Daniel Filipe (cabo-verdiano).
O planisfério ajudou-nos a visualizar o percurso desta longa “viagem”, durante a qual apreciámos artesanato, distinguimos a vida nas aldeias e nas cidades (diferentes, lá como cá), saboreámos pratos (mas só em fotografias, que pena!).
No “regresso”, surpresa! O 4º A tinha uma história de sua autoria para nos apresentar, ler e oferecer! Lemos (mesmo) a meias…! Que recordação fantástica!


O 4ºB veio em seguida à biblioteca, com o mesmo propósito: conhecer autores da Lusofonia, “ligando comunidades e culturas”.
Cada turma pode optar entre alguns livros. Por isso, a 2ª viagem seguiu um rumo diverso, pela mão de outros grandes escritores: José Luandino Vieira (angolano), Olinda Beja (são-tomense), Fátima Bettencourt (cabo-verdiana) e, de novo, Jorge Amado (autor escolhido por ambas as turmas).
O falhado milésimo golo de Pelé, o melhor jogador de futebol do século XX, foi a leitura comum a ambas as turmas; e, como afirmou um aluno, “as meninas não queriam uma história de futebol e afinal gostaram”. Verdade! (Também é verdade que, no 4ºB, conseguimos, em conjunto, imprimir mais emoção a este desafio Vasco da Gama-Santos. Estivemos verdadeiramente em campo! Em direto!)
Elas interessaram-se também por um colar de animais ferozes da savana… domesticados (e pendurados ao peito).

Duas sessões diferentes e em tudo idênticas, participadas com visível prazer.
Obrigada!
Bom Ano, meninas e meninos!


Bibliografia:
4ºA e professora Sandra, Um novo amigo, EB1/JI de Vila Nova de Caparica
Fátima Bettencourt e Felipe Alçada, A cruz do Rufino, Centro Cultural Português Praia-Mindelo
Jorge Amado e Aldemir Martins, A bola e o goleiro, Contexto & Imagem
José Eduardo Agualusa e Henrique Cayatte, Estranhões & Bizarrocos, D. Quixote
José Luandino Vieira, Kaputu Kinjila e o sócio dele Kambaxi Kiaxi, Letras &Coisas
Mia Couto e Danuta Wojciechowska, O beijo da palavrinha, Caminho
Olinda Beja e Teresa Bondoso, Um grão de café, Edições Esgotadas
Sophia de Mello Breyner Andresen (Coord.), Primeiro livro de poesia, Caminho





5 comentários:

Cristina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristina disse...

As duas turmas foram de um grande entusiasmo. As professoras Sandra e Rosário estão de parabéns, pois o mérito também é muito delas, souberam semear, cultivar e cuidar esse mesmo entusiasmo pela leitura e pela escrita, o que ficou patente com muita clareza nestas duas sessões (texto coletivo do 4.ºA, perguntas, participação de ambas as turmas e entusiasmo fantástico). Obrigada às turmas do 4.ºA e 4.ºB e à contadora das histórias!

Manuela Caeiro disse...

Ora bem: o "...comentário foi removido pelo autor.", por ser repetido! Esclarecido?.. :-)

Manuela Caeiro disse...

Quanto ao conteúdo do dito comentário...: sem dúvida que o elogio às professoras (e professor... - pois não só nesta escola...) é muito justo e oportuno. Fui muito bem acolhida e mimada por todos, dos meninos aos Diretores, bibliotecárias, funcionárias, professores!... Muito grata. Até à próxima!

Manuela Caeiro disse...

E, em maré de agradecimentos..., vivam os autores! ;-)