quinta-feira, 7 de abril de 2016

Abril e histórias de liberdade...

O regresso às aulas, digo, às  bibliotecas escolares, aconteceu na escola do Pragal, na sala do 4ºB.
Uma palavra para definirem as férias: fantásticas, alegres, tristes, doridas, surpreendentes... Paz! Liberdade!... Tudo isto e muito mais se disse...
E, por falar em liberdade, saltámos para as leituras: O veado florido; memórias da História de Portugal recente: a República, a Ditadura, a guerra colonial, o 25 de abril; e ainda uma última história, eleita pela turma:  Eu, a espingarda.
A professora Vanda foi assistir. No final da sessão, perguntou à turma se quererão ler a meias no 5º ano. Ficou ratificado o convite, por unanimidade e aclamação.




Entretanto, o 4º A já me esperava na biblioteca.
Aí se provou que as conversas são como as cerejas... e também que é importante saber falar. Durante mais tempo do que fora previsto, os meninos levantaram questões curiosas e oportunas... (Resultou em algumas alterações de planos...)
Começámos pela História de Portugal e lemos seguidamente o rimance O conde Torres que os alunos entenderam tão bem que souberam recontar. E para concluir: Eu, o portão de Caxias.
Também nesta sessão esteve presente a professora Vanda e foi saudado pela turma o convite para a minha ida à Anselmo, ler a meias, no próximo ano.
Como não aceitar?...


Para já, até maio!



Bibliografia:
Alice Vieira, Eu bem vi nascer o sol, antologia da poesia popular portuguesa, Caminho
António Torrado, O veado florido, Civilização
Margarida Fonseca Santos, 7X25 Histórias da Liberdade, Gailivro
Paula Cardoso Almeida, História do meu país, Dos primeiros povos à entrada na União Europeia, QuidNovi




Sem comentários: