terça-feira, 18 de março de 2014

Ler a meias... nas Semanas da Leitura...

Claro que há dias especiais no calendário e, por vezes, dedicam-se mesmo semanas (ou meses) a fazer comemorações, perseguindo-se objetivos sérios em clima de festa... Disso são exemplo as "Semanas da Leitura", a acontecer de Norte a Sul. 
Acompanham-nas o sol ameno, as folhinhas verdes que despontam, flores, perfumes, ninhos..., tornando-se irresistível celebrar a poesia e a Primavera. O tema porém é outro: 800 anos da literatura portuguesa.
Adaptando-me ao público-alvo do 1º e 2º ciclos, atenho-me a Um século (e meio) de literatura infantojuvenil do mundo lusófono. Ora o pano dá (mesmo) para mangas!...
João de Deus (1830-1896), o pedagogo que criou a tão conhecida Cartilha Maternal, preocupou-se em escrever Para o povo e para as creanças (1893?), marcando-se desde então o início do género, em Portugal. Outros escritores de vulto se lhe juntaram, ao longo dos séculos XIX-XX, e são inúmeros os jovens escritores e ilustradores de renome, nos nossos dias. Escolha difícil, para mais quando se pretende saltitar entre aquém e além-mar...
Objetivo ambicioso e infindável pesquisa... 
Uma certeza: o desejo de contribuir, com um grãozinho minúsculo, para esse objetivo comum de promover o livro e a leitura, colaborando (talvez) na formação de leitores autónomos.
(...Tudo vale a pena / se a alma não é pequena...)
                                                 
                                            .../...
Sessões realizadas:
4º ano
5º e 6º anos - na EB2 Conceição e Silva, Cova da Piedade (Almada)
5º e 6º anos II - na EB 2.3 Anselmo de Andrade
                                            .../...

Imagens da NET: cartaz do Plano Nacional de Leitura; Foto do blogue Nova Águia (Sociedade da Língua Portuguesa)


Sem comentários: