quarta-feira, 9 de maio de 2012

Sem nada para fazer...

Ultimamente escrevo apenas sobre trabalho de mediação de leitura.
Pergunto-me: os dias de lazer não merecerão ser registados em papel... ou aqui, clique-clique, digitalmente?...
3ª e 4ª não fui a bibliotecas; nada para escrever?!... 
A rotina a sentir-lhe a falta!... 
Pois hoje tenho desejo de escrever sobre nada.
Nada não significa nada. 
É vida preenchida, isso sim! (E não falo de cuidar de mim ou da casa, rotina diária de todo o mundo.)
Tempo livre é para mim tempo de escrever sobre o que foi feito e, a seguir, preparar as próximas sessões: aonde vou?, o que vou fazer?, como?, com que materiais?... E tudo isso com as hesitações habituais, com demoras medidas pelas horas... Os livros saltam das estantes e empilham-se sobre móveis, circulando de uns para outros montes como areias movediças no deserto... 
É tempo de ir a livrarias, feiras do livro...
Tempo de planificar, ler, selecionar, decidir finalmente o que fazer. 
Isto é, é tempo de trabalho.
Tempo livre é ainda ter tempo para tratar de assuntos, ir a uma consulta de rotina ou a repartições, ao banco, à Conservatória..., caso não se possa resolver através da Internet... Organizar; arquivar ou mandar reciclar... Pôr o correio eletrónico em dia. Ler. Deixar uns comentários no Facebook ou em blogues que sigo.
É o momento de levar a cabo tarefas que me comprometo a fazer para apoiar amigos, tal como fazer-lhes a revisão de texto num trabalho de responsabilidade, obviamente... porque em mim confiam.
Mais uma vez, trabalho voluntário...
E sobra tempo para fazer visitas à família e amigos... Ser avó..., feliz. 
De vez em quando, ir a um teatro, um cinema, uma exposição...  Participar numa Comunidade de leitores, como simples leitora. Fazer formação, aprender. Ir a uma reunião de uma Associação...
Como se vê, dias de não fazer nada são dias de outras ocupações e correrias, tempo de conviver, despertar curiosidades e satisfazê-las googlando... Informar-me. Rádio sim; televisão não.
Ah! E são dias de liberdade, livres, livres...; dias de partir ao acaso, passear e fotografar... faça sol ou talvez não...
Há tempo para tudo, sim! Parar, nunca. Basta definir a agenda, tê-la em ordem e segui-la com prazer!... Ou não a seguir, se não apetecer.
Se é verdade o que alguém disse "Diz-me o que fazes nos momentos de lazer, dir-te-ei quem és", então já sabem: esta sou eu.

Fotos: Sesimbra.



Sem comentários: