quinta-feira, 12 de abril de 2012

«Ler a meias» por entre o trânsito...

As férias da Páscoa já lá vão e o último Período convida ao trabalho... Regressámos à Biblioteca da Escola Feliciano Oleiro. 
O cantinho das histórias mudou. Agora estamos junto ao lindo painel de azulejo do professor e pintor Louro Artur. 
A sessão tinha tema anunciado: segurança rodoviária de peões e ciclistas... 

Começámos por observar cuidados a ter ao andar nas ruas e ao atravessar uma passadeira; vimos alguns importantes sinais de trânsito; aprendemos sinais e comportamentos corretos dos ciclistas...
A grande invasão, de Isabel Minhós Martins, foi lido parcialmente à 1ª turma. Nas duas turmas, o trabalho que se seguiu foi idêntico: escolheram uma das histórias postas à disposição: Flávio e os sinais, de António Torrado, ou O dia em que o meu bairro ficou de pantanas, de Rosário Alçada Araújo. 

O 4º A da professora Lídia votou nesta última enquanto o 4ºA da professora Isaura optou pelo outro. Foi escolha fácil: já conheciam o conto e recordavam-se bem dele! Mas ainda houve tempo para reverem as ilustrações de Afonso Cruz.

Em ambas as turmas, depois dos comentários e histórias dos meninos, encerrou-se a sessão com um poema de Cecília Meireles: Ou isto ou aquilo e O último andar, respetivamente.








Despedimo-nos, certamente mais conscientes dos perigos a evitar, na confusão do trânsito da cidade. Saímos muito satisfeitos...


Já agora... Comparem o trânsito de hoje com o de há 120 anos atrás..., neste vídeo com música (de Erik Satie) e quadros dos pintores Pissarro, Jean Béraud e Caillebotte.


Sem comentários: