terça-feira, 20 de março de 2012

Ler a Meias... pelo campo, nos Cata-Ventos de Paz...

Esta é a Semana da Leitura nos Cataventos de Paz, uma escola com espaço amplo e linda vista sobre o Tejo, mas sem biblioteca... (Contudo, há uma estante recheada de livros... e são feitas muitas requisições!)
Logo às 9h30, a professora Anabela Melo recebeu-me na sua sala de aula, cheiinha de meninos do 3ºA e com mais dois "visitantes"...
Apresentámo-nos todos.
Aproxima-se a Páscoa... Primavera, ovos... Decidi ler Como é que uma galinha..., de Isabel Minhós Martins e Yara Kono, livro este que prendeu a atenção geral e fez soltar animadas gargalhadas!
Tal como eu previra, uma galinha viva - nem todos conhecem! Que são estas aves que põem os ovos que comemos - nem todos sabiam!... Que deles nascem pintos, depois de fecundados e chocados... - suscitou curiosidade e perguntas várias... e muitas respostas... Pensámos também como alguém aparentemente insignificante pode ter, afinal, muito valor!... 
De tudo se falou, com simplicidade, assim se concretizando a mediação da leitura.
Permanecemos no mundo rural, com uma história de Luísa Dacosta, do seu livro Lá vai uma... Lá vão duas...: A felicidade não é o que temos, é o que somos.
A narrativa foi por mim tecida entre o reconto e a leitura... E os meninos intervieram ora criticando atitudes das personagens ora antecipando a continuação/desfecho da história, deste modo motivados para uma escuta e participação ativas.
"Obrigado e adeus" - disseram no final, espontânea e simpaticamente.
As professoras "aprovaram"...
E recordo (com confessa satisfação) as generosas palavras da Tânia, professora estagiária: Gostava de, um dia, saber contar histórias assim...:-)
Obrigada a todos.

Grata vos estou pelo carinho, pela compreensão, pelas palavras, pelas flores... Feliz pela sessão, pela oportunidade, pelos encontros e alegres reencontros...
Até breve!
...É que três outras turmas ficaram agendadas para abril...
Era uma vez uma garganta... que pedia descanso urgente... :-(
Não saí sem antes assinar o ponto na feira do Livro..., mais uma vez!
(6ª feira será feito o balanço das vendas... Boa sorte, Sr. Justino!)

Boas Leituras de Primavera para todos!
Férias felizes!

Sem comentários: