quinta-feira, 1 de março de 2012

"Ler a Meias" com piratas, ladrões e outros mais...

Foi hoje dia de voltar à Feliciano Oleiro, para partilhar leituras com o 4º ano da professora Isaura. (A outra turma tinha outra atividade sobreposta...)
A habitual imaginação dos meninos, ao anteciparem a continuação de histórias - tão fértil quanto, por vezes, malévola - ditou a temática desta sessão: bandidos! 
Primeiro chegou O barco dos piratas, um álbum ilustrado de Guillermo Mordillo que lemos em conjunto, através das suas sugestivas imagens... Piratas náufragos, na sua própria ilha do tesouro, cujas árvores eles abateram... e onde acabaram por ficar sem barco nem sombra nem frutos... Que piratas patetas! Castigo!...
Os dois ladrões, de Manuel António Pina, cederam o lugar a Os três bandidos, de Tomi Ungerer. Uma história que captou a atenção geral, com final surpreendente! Uns malvados benfeitores, afinal!...
Robim dos Bosques, o herói fora-de-lei inglês que roubava aos ricos para dar aos pobres, foi evocado... Lembravam-se de cenas do filme... e do final feliz.
Pelo meio das histórias, muitas questões...
Falou-se de pirataria informática... e de Internet segura... 
Relataram-se notícias de ladrões de carne e osso... "Tão ladrão é o que rouba como o que fica ao portão" (o cúmplice - disseram.)
Apontou-se a necessidade de justiça. Justa!
"Na dúvida, decide-se a favor do réu (ou da )" - rematou-se.
Eram horas. Partiram, felizes.
À saída, chovia. Até que enfim!

Sem comentários: