sábado, 21 de janeiro de 2012

Arte... dança...

Segundo a Wikipédia, «Bolero (Boléro, no título original francês) é uma obra musical de um único movimento escrita para orquestra por Maurice Ravel. Originalmente composta para um Ballet, a obra teve sua première em 1928... (...)
A estreia deu-se em Paris, na Ópera Garnier, em 22 de Novembro de 1928 (...). Uma das dançarinas foi Ida Rubinstein, e a peça causou escândalo devido à sensualidade da coreografia.»
No inesquecível filme de Claude Lelouch, Les uns et les autres (1981), o Bolero foi dançado por Jorge Donn (este bailarino). 
Um quarto de hora de puro deleite...

2 comentários:

Algures disse...

Fantástica...
Sabe Manuela, cresci a ouvir esta música (da OST "Les uns et les autres" e outras de variadíssimas bandas sonoras, como o "Jesus Christ Superstar", "Lawrence of Arabia", assim como as do Ennio Morricone.Faz parte do meu legado. É sempre um prazer enorme ouvir esta "marcha" que se vai "aproximando"...
Bom Domingo e uma boa semana! :-)

Manuela Caeiro disse...

Olá, Algures! Bem-vindo!
Eu adoro este Bolero. Acho que é principalmente pela emoção que o filme (que é um dos que me marcaram...) despertou em mim, ao ouvi-lo e vê-lo dançar... Inesquecível.
E pronto: foi assim que acabámos aqui na conversa...
Boa semana!