sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Ler a Meias..., em vésperas de férias de Natal

Quinze dias volvidos, voltei hoje à EB1 Feliciano Oleiro. O tema incontornável foi o Natal. 
Começámos por um "jogo das diferenças", comparando ilustrações do Pai Natal de Abigail Ascenso, Fátima Afonso, João Caetano, Sandra Serra... e Alain Corbel. Que diferença!
Depois falámos da origem da figura do Pai Natal e do significado do presépio... Vimos também ilustrações do Menino Jesus de Danuta Wojciechowska e de Júlio Resende.
A propósito de prendas: em Os três presentes de Álvaro Magalhães, os rapazes oferecem Silêncio, Amor e Alegria a um amigo doente. Os meninos de ambas as turmas pensaram nisso e acrescentaram outras sugestões: os seus textos e desenhos..., 
companhia, miminhos, abraços, beijinhos, sorrisos, felicidade... 


Florinda e o pai Natal, o último livro de Matilde Rosa Araújo, foi lido ao 4ºA da professora Lídia. Este encontro de uma menina de escola com um vendedor ambulante, vestido de Pai Natal, deu para conversar sobre gente que ganha algum dinheiro assim... mas não são "o Pai Natal verdadeiro". (Até se comparou a diferença de significado ao dizer "o" ou "um"! Tudo muda com um simples artigo!)
O 4ºA da professora Isaura escolheu entre este conto e Um homem não chora, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Optaram por este último e não se arrependeram: gostaram muito do suspense, das dificuldades que João Bicudo venceu e do final feliz da história. Uns homens mal encarados ajudaram-no: claro, "quem vê caras, não vê corações" (abaixo a xenofobia!).
Falta contar que os meninos completaram os seus "Apontamentos" (textos e ilustrações, reunidos num livrinho) e leram-nos, muito orgulhosos. Com razão!
Fez-se a avaliação periódica: o Ler a Meias... agrada; portanto, é para continuar!


As estantes da biblioteca, desta vez, estavam cheias: a Feira do Livro da Escola está a decorrer. 
A professora Mafalda, Bibliotecária, não teve mãos a medir!

2 comentários:

Anónimo disse...

Feliz Natal
Menina de escola "vendedora" de sonhos...
José

Manuela Caeiro disse...

JOSÉ: Realmente estou ligada à escola (à infância) "para sempre"... ou seja, enquanto for capaz de partilhar sonhos - "vendendo" e "comprando"...; enquanto for capaz de encantar...