sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Recomeçar: o que um livro passa para aqui chegar!


Reencontrei-me hoje, finalmente, com os meninos da Escola Conde de Ferreira, que estão agora no 4ºA, para relançarmos o projeto Ler a Meias... 
Este ano há novidades: as sessões decorrem na Biblioteca da Escola Feliciano Oleiro que fica mesmo em frente. E então, por que não?, alargou-se esta atividade de mediação de leitura ao 4ºA daquela escola.
Tobias: O que eu passei para chegar aqui! era o livro do dia, de Manuela Bacelar. 
Em ambas as turmas, começámos por tentar adivinhar qual o seu tema, a partir do título. Não faltou imaginação! Ainda assim foi preciso ler para se descobrir que se tratava do próprio livro que passou por muito, até chegar à nossa mão!
Além dos desenhos de Manuela Bacelar, os meninos viram  ilustrações de Alice Jorge, Maria João Lopes, Teresa Lima... Todas diferentes e muito bonitas! 
Capa, contracapa, lombada, guarda, folha de rosto... catalogação...; verso, estrofe, quadra... - foi vocabulário que veio a talho de foice.
A semelhança do trabalho entre as duas turmas ficou-se por aí.
O 4º A da escola anfitriã escutou o poema Golo (do livro Mistériosde Matilde Rosa Araújo) de onde se partiu para uma boa conversa. Inspirados pelos Apontamentos (que Maria Alberta Menéres incluiu No coração do trevo), irão agora escrever e ilustrar os seus próprios "apontamentos", com ajuda da sua professora... 
A outra turma, da professora Isaura, divertiu-se com o poema O computador de Luísa Ducla Soares. E ainda ouviu parte de O mundo num segundo, de Isabel Minhós Martins.
A seguir, foi a sua vez de imaginar coisas que aconteciam naquele segundo...
Ilustraram e escreveram a pares, criando uma página. E com todas elas vamos fazer o nosso livro!

Quem acabou primeiro ainda teve tempo para ler!
Gostaram. Querem mais. "Pode ser já amanhã", afirmou um  deles. A Mediadora prometeu: "De quinze em quinze dias, cá estaremos de novo." Pois então, até breve!








(A notícia dada pela escola aqui está.)

Sem comentários: