domingo, 6 de novembro de 2011

Viagem à serra: de dentro para fora de nós...

O Teatro O Bando fez anos recentemente, não sei bem quantos... Residem, há uma dúzia de anos, em plena área protegida da Serra do Louro, cercada de olival e ar puro, e com uma bela vista sobre Palmela e o seu castelo, antigos moinhos, montes e vales..., no Vale de Barris.
Foram muitas as peças levadas à cena por esta Companhia. (Veja-se o blogue...) "Inesquecíveis" - dizem aqueles que as presenciaram.
Imaginem agora uma exposição de máquinas de cena pela serra acima, literalmente «Ao relento», dadas ao olhar de quem as quiser recordar ou conhecer (antes que se finem com o devir do tempo, estação após estação, ao sol, vento e chuva, "numa lógica contrária à dos conservadores de museus", como afirma João Brites, o Chefe do Bando...) É arte ao ar livre, acrescentando valia à caminhada de quem se dispõe a subir a serra, em redor. 
A entrada é livre: verdadeiramente livre...
Dentro do modesto edifício, o ambiente é agradável e acolhedor; mais quente ainda é o convívio.
As confrarias retomaram a sua atividade, agora que um novo ano de trabalho se iniciou. 
Neste momento, qualquer um, consoante a sua faixa etária, pode integrar uma das oficinas de formação de expressão dramática. (Re)Começou ontem o projeto. 
A Linha fora de si, para maiores de 18, desfiou-me receios e entusiasmo..., pretensa desinibição com constrangedora inibição..., e ainda assim sobrou-me coragem para abraçar o desafio. Esta minha 1ª experiência pôs a nu as receadas dificuldades, a par do prazer de as tentar superar, numa solidão acompanhada... (Há mais estreantes, no nosso grupo...)
Bem mais fácil é para mim emprestar voz e sentimento a uma qualquer personagem de um texto cuja leitura medeio... Aí sim, sinto-me "em casa".
O livro é o suporte que me falta no momento de recriar, de improviso, uma situação inesperada, atentamente observada... Sem guião..., sem rede.
Apontam-me o objetivo de refrear a minha natural aceleração... 
Conseguirei? 
Quererei?!...



4 comentários:

Anónimo disse...

Minha amiga, mais uma caminhada para fazermos juntas. Que bom! "A meias"/acompanhada é realmente mais fácil.
Quanto ao objectivo, o de abrandar o ritmo, tenho certeza que alcançarás... a seu tempo. É apenas mais uma aprendizagem. Melhor - mais um desafio.

Um grande beijinho e até sábado!
Leonor

Manuela Caeiro disse...

Tens razão, Leonor: "a meias" é mais fácil, muito mais agradável... Ter a tua companhia encoraja e anima...
Se achas que devo abraçar o desafio, então é porque vale a pena o esforço!... :-)
"Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce..."

Anónimo disse...

Eu, nem sequer tenho jeito para fazer anúncios.
Mas de fotografias percebo eu. Lindas fotos!
Joaquimcolac

Manuela Caeiro disse...

Este elogio às fotografias sensibiliza!... Obrigada! :-)