sábado, 15 de outubro de 2011

De volta ao voluntariado...

Foi ontem o meu regresso à Mediação de Leitura. Desta vez estreei-me na Escola do Alfeite - que pertence ao Agrupamento Conceição e Silva, na Cova da Piedade. (O meu...)

Três turmas de 3º ano. Três sessões. É outubro, Mês das Bibliotecas Escolares; reforça-se o objetivo de promover leitura e saberes: verdadeiramente, "um poder para a vida".
Era dia de apresentações: «Sou uma leitora de histórias, não uma contadora... Vou "dar a ler", vamos ler a meias...»
Levava uma sacada de livros, agrupados em três montinhos, de forma a possibilitar  outros tantos caminhos possíveis, conforme o desenrolar de cada sessão... Autores portugueses e também estrangeiros; livros de poesia, de narrativa em prosa e em versoinformativos; um slogan publicitário... Não faltavam umas folhas amarelecidas..., uma laranja, uma maçã...
Nem tudo fez falta! Mas de facto seguimos percursos distintos, de hora para hora.
O 3ºC não me apanhou de surpresa ao pedir livros de terror! Ouviram com agrado O rapaz que tinha medo, da GATAfunho... A ilustração de morcegos, no início e no fim do livro, fez a ponte para a leitura de A fada Palavrinha e o gigante das bibliotecas, de Luísa Ducla Soares, que foi aliás o único livro lido a meias com todas as turmas. Pelo meio, este proporcionou a referência aos úteis morcegos, em grandes bibliotecas. E à possibilidade de rapidamente se pesquisar esta informação no Google...
Surpresa senti ao ver o entusiasmo geral causado por Desculpa, mas esse livro é meu, da Oficina do Livro... (cujo poder mediático eu ignorava. Falta-me cultura televisiva, reconheço.) Quer o 3ºA quer o 3ºB foram convidados a recontar a  história, mas incapazes de o fazer... Naturalmente, lemos. Divertiram-se com a teimosia e os "erros" linguísticos da pequenita Lola; riram com a ligação do tamanho de letra ao tom de voz crescente da voluntariosa menina: é meu, meu, meu, meu... Ambas as professoras aproveitaram para lhes fazer ver situações similares vividas nas suas turmas!
Ao 3ºB comecei por contar uma história, à medida que iam observando as respetivas ilustrações: Mariazinha, a contadora de histórias, de Maria João Lopo de Carvalho. África e suas díspares realidades socioeconómicas foi tópico de conversa. Em seguida, lemos a meias... Além das histórias, versos de Cantigas e cantigos, de José Fanha.
O 3ºA ouviu um poema: Os mistérios da escrita, de Álvaro Magalhães. Souberam-no interpretar com perspicácia...
Curiosos, não partiram sem perguntar para que serviam a laranja e a maçã... Foi assim que assistiram à demonstração do movimento de rotação da Terra, perceberam as causas do dia e da noite, e compreenderam que "A noite é a nossa dádiva de sol aos que vivem no outro lado da Terra"...
Igual, igual, nas três turmas, foram as manifestações de agrado e de carinho com que se despediram...
E porque o 3ºA teve a sua sessão pelas 9h30m, e eu só me vim embora perto das 15h, tiveram tempo para me preparar uma surpresa e convidar para ir à sua sala receber um maravilhoso livro de ilustrações das histórias lidas, com opiniões de fazer envaidecer qualquer um (e a mim também!)... Obrigada, Meninos; obrigada, Professora Carmen!
Estou grata a todos os colegas que tão bem me receberam... 
À Carla Pimenta, Professora Bibliotecária, tenho ainda de agradecer a receção... e o almoço na cantina - que bem merece um elogio!
Até à próxima!...

O blogue Biblioteca & Companhia deu notícia...

2 comentários:

Anónimo disse...

mineleE eu que julgava que os pequenos lobos do mar, só liam histórias de marear!

Manuela Caeiro disse...

Na verdade os meninos gostam de aventuras, de acção e alegria, de ciência, de ficção ou de poesia... Gostam certamente de mar... A bússola é a imaginação...