quarta-feira, 20 de julho de 2011

Nova lista de livros do Plano Nacional de Leitura

Plano Nacional de Leitura já escolheu livros recomendados para ano lectivo 2011/2012 - Educação - PUBLICO.PT

A notícia do Público saiu, há dias, com este título que, creio, não estará bem formulado. Na minha opinião, não se trata de "os livros para 2011/2012", mas sim da reformulação da lista de livros do Plano Nacional de Leitura, à qual terão sido agora acrescentados novos títulos. 
Novas propostas se lhe seguirão, espaçadamente, enquanto perdurar o PNLComo se pode imaginar, a seleção será sempre um trabalho inacabado, forçosamente posterior à edição de novas obras, também pronta a homenagear clássicos da Literatura Portuguesa e Universal, recetiva a livros e autores recém-premiados, a novos valores...
Ora os livros são desta ou daquela editora:  há interesses em jogo!
Penso que a lista nacional está provavelmente a cargo de professores e especialistas, certamente impermeáveis a tais interesses..., mas cujas decisões não serão indiscutíveis.
Há espaço para a celeuma. Mais ainda porque esta lista condiciona, realmente, o mercado. Tanto pode relegar obras (talvez injustamente) para o esquecimento como pode conduzir à reedição de outras há muito (lamentavelmente) esgotadas. 
Verso e reverso...
Na minha atividade de mediação de leitura, em bibliotecas escolares, tenho em conta as listas de livros recomendados pelo PNL, obviamente. Mas não só. Posso igualmente ignorá-las. Intencionalmente.

Sem comentários: