terça-feira, 7 de junho de 2011

Por agora, boas férias!...

Por este ano, já está: o Verão a chegar, as aulas a acabar... E o mar ali tão perto!!! A Comunidade de Leitores de Sesimbra despediu-se.
Mas calma, vamos por partes!

1 - O grupinho de leitores, a certa altura, estabilizou e manteve-se. Eram seis… (Ou seriam cinco? É que o Bruno faltou às duas últimas sessões!…)


2 – O Miguel esqueceu-se de trazer a (nossa) Aventura fantástica de Elias Bonfim, depois de ter inserido no texto as alterações propostas no penúltimo encontro. (Vai-no-lo enviar depois, por e-mail. Não te esqueças!)


3 - Discutiu-se o último livro do dia: O Anibaleitor, de Rui Zink. 
Registaram-se os acidentes de percurso do costume: nem todos leram... uns ficaram "a meio" ou "a menos"… Em consequência, a análise foi breve e menos participada do que o desejado.
Para o Tiago (que leu tudo, gostou e logo deu essa novidade pelo Facebook), a parte mais interessante foi a amizade do narrador com o pirata Keequog - que tinha o corpo todinho tatuado de poemas e romances! O momento mais divertido foi quando percebeu que quem batizou o Animal Leitor (de Anibaleitor) foi um náufrago go'sdibado (isso mesmo, constipado)…
Salientou-se que o rapaz foi forçado a ler e a discutir livros para salvar a pele… tal como Sherazade, de As mil e uma noites… E interessou-se pela leitura, naquela ilha… tal como nós gostamos de falar de livros e leituras, na biblioteca!


4 - Fez-se, por fim, o balanço deste projeto.
Os Jovens consideraram que as sessões foram agradáveis, interessantes e divertidas. Sentiram dificuldade em requisitar as obras; leram outras pelo meio; têm muitas atividades extracurriculares e faltou-lhes tempo para ler tudo no prazo… Era impossível fazer-se mais! Contudo, falámos de obras lidas, lemos excertos de livros de vários autores; escrevemos uma narrativa; debatemos três obras; conhecemos livros novos... Gostaram de ler, discutir, imaginar, recriar… Valeu a pena!


5 -  Querem continuar. Fizeram uma proposta: escolherem eles os livros… 
Foi contraposta uma condição: apresentarem sugestões de títulos na página do Facebook ou por email. Assim, poderemos todos lê-los, avaliar o seu interesse, opinar. O resto, logo se vê… Concordaram.


Só depois de tudo isto, então sim, nos despedimos. Com esse compromisso... Sobretudo com amizade, na expectativa de continuarmos juntos, embora aceitando as incógnitas inconstantes do futuro.


6 – E eu?... Satisfeita?
Fizemos menos do que o esperado.
Houve atrasos e faltas…, mudança de horário, sessões forçosamente adiadas, logo, realizaram-se menos encontros e leram-se menos obras... Os contratempos foram sempre superados com úteis soluções de recurso… Lançámos mão dos meios digitais, nos tempos de ausência… (Pouco participados, é certo...)
Antes de ser mediadora, sou professora. Foi uma 1ª vez para eles, para a escola e, desta forma, também para mim. Naturalmente, avalio o percurso, valorizo os pontos fortes, pondero o progresso. Devagarinho, a evolução aconteceu.
Ficámos aquém do desejado, é verdade. Mas o que foi feito, foi válido. Eles cresceram… 
Pessoalmente, gostei daqueles Jovens, dos afetos de todos, e desta minha experiência... Aprendemos todos... Cresceram eles, cresci eu!

1 comentário:

BE/CRE disse...

As dificuldades são desafios e tudo valeu a pena. Parabéns!


A professora bibliotecária,
Felicidade Matias