sexta-feira, 21 de maio de 2010

Escritor e ilustrador...

Rui Sousa começou por ser ilustrador e hoje é escritor, para a infância.
De entre os três livros que, desde 2003, escreveu e ilustrou... (ou vice-versa?), o seu livro preferido é... o próximo: "O segredo da pedra".
Não sabemos quanto tempo teremos de esperar para desvendar este segredo. O que sabemos é que o Autor demora de seis meses a um ano para concluir cada livro seu, aproveitando todo o seu tempo livre, de preferência em horas tranquilas...
"Um livro nasce de uma ideia, mas uma ideia não é uma história" - explicou Rui Sousa que, recorrendo às TIC, mostrou a sua mesa de trabalho e a forma como cria os seus livros. 
Enquanto escritor, desenvolve a sua ideia... Enquanto ilustrador, faz esboços e desenhos, fazendo-os passar por muitas fases até chegar àquelas ilustrações que vemos, por fim, no livro impresso, já pintadas e retocadas, a tinta da China.
O seu cenário tem sido o mar, ouvem-se gaivotas, navega-se, vivem-se aventuras, buscam-se tesouros... Talvez reencontremos proximamente Mestre Hildo, o pescador, e o seu amigo Pedrito... Ou talvez não. 
O "Segredo da pedra" é o 4º livro em construção, mas ainda secreto e envolto em mistério. Só sabemos que há uma pedra. E um segredo.
Conheci Rui Sousa esta manhã. Numa sessão para crianças.
O escritor (e ilustrador) fez o que é habitual: recontou uma história sua; respondeu a questões dos meninos; autografou livros.
E fez mais do que é costume: desvendou o seu processo de criação de um livro. Fez desenhos e ofereceu um a cada turma. Imprimiu o seu traço criativo em cada livro autografado. Deu, pacientemente, uma interessante entrevista, ao responder às questões dos meninos... Deixou-se surpreender... Revelou-se comunicador, criativo, curioso, conselheiro...
"A curiosidade torna a vida mais agradável." "Importante é o que está escondido no mundo de cada um de nós e que podemos descobrir..."
Foi uma sessão para crianças. E não só!
Gostei muito!

1 comentário:

Unknown disse...

Eu também gostei. Muito. Penso que é fácil gostar deste autor. A serenidade e simpatia com que se relaciona com as crianças também nos cativa.
Ainda bem que também gostaste amiga. Obrigada por teres estado presente.
Um abraço.