quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Dezembro... Natal...


Há doze anos atrás, escrevi uns versos alusivos à quadra que agora revivemos.
Reli-o há dias...



Confesso que, desde então, me rebelei de vez contra a azáfama consumista do Natal e (quase) deixei de me preocupar com prendas...
Passei a vivê-lo mais serenamente, sobretudo atenta ao momento de convívio familiar que estes dias nos proporcionam...
Não resisto a transcrever os meus versos, escritos por altura do 3º Natal da minha neta.


Afinal, eles explicam o meu ponto de viragem...


Para sossegar alguns espíritos, esclareço que estou a passar um Natal africano... E não deixei de trazer uns presentinhos... ou não tivesse eu vindo passar o Natal com o meu neto de 16 meses!...
......................................................................................................




Dezembro... Natal...

É Dezembro
de novo.
E o Natal vai chegar!
Onde o vamos passar?


Quisera reviver
meu Natal de memória,
o Natal de outrora...
Onde o vamos passar?


Este Natal
por sua vez será
Natal de memória
um Natal de outrora...


É a nossa vez
agora
de recriá-lo
enfim!...


É Dezembro de novo
o Natal a chegar.
Família dispersa
amigos ausentes
postais por enviar
prendas por comprar
E a este... e àquele... o que vamos dar?


Dezembro de novo
o Natal a chegar.
Tanto por fazer
tempo a escassear.
O Menino a nascer
um milagre por acontecer...


É Dezembro de novo.
Mais um Natal
por fim, aconteceu.
Mais um Dezembro
se reviveu.



21/12/1995

Sem comentários: